Bombom de sabonete

Foi assim: algumas doações chegaram aqui na Casa para as crianças. Entre elas, aqueles sabonetinhos perfumados com várias cores, etc. O que aconteceu? Algumas crianças morderam os sabonetes, achando que eram doces!

Bom, isso pode parecer engraçado. Mas, acredite, não é.

Para um educador, a situação acima ilustra a falta de referência no universo da criança da periferia. É fácil olhar para um menino de rua com seus pés-de-chinelos, nariz escorrendo, roupas sujas e fazer julgamentos. Difícil é imaginar que ele ou ela nunca viu o mar, conheceu a mãe ou já teve um sabonete perfumado para lavar as mãos. Foi o que tentamos mostrar para sociedade no comercial da Casa do Zezinho em 2008 (veja aqui): algumas pessoas só enxergam aquilo que desejam ver.

O pensamento automático, onde é suposto que a criança ou adolescente “deve saber” que tal coisa é errada ou que tal comportamento “precisa ser assim”, é um dos maiores entraves para o verdadeiro aprendizado como um ser humano total. Muitos profissionais que já passaram pela Casa do Zezinho foram dispensados por ter esse (pré)conceito da fórmula pronta e estatizada da educação. É preciso conhecer história por história, caso a caso e muitos não possuem a paciência e o carinho para que isso aconteça. Dá muito trabalho mas é por este olhar diferenciado que recebemos a visita de estudantes e profissionais de várias partes do mundo, interessados na nossa pedagogia.

Temos uma prática comum entre todos os que participam da Casa do Zezinho como educadores que é muito simples de aprender: Ao se aproximar de uma criança, se abaixe para ficar na direção dos olhos dela. Este movimento serve para tirar o medo da aproximação e gerar confiança. É uma conexão que evolui através do respeito e da consideração. O sorriso de uma criança é uma conquista de valor que você precisa fazer por merecer. Lembrar isso já é educar.

Te vejo por aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s