Salve Santo Antônio!

Sabe gente, eu nunca encontrei um lugar que tivesse um nome tão adequado quanto o Parque Santo Antônio. Verdade. Ele é considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos. É padroeiro de Portugal e até hoje é chamado para achar coisas perdidas, para conceber filhos, para evitar naufrágios, para conseguir casamento*…caramba! Ele é o cara!

Mas não é só ‘lá de cima’ que a nossa comunidade recebe ajuda. Dizem que “santo de casa não faz milagre”. Eu discordo. Faz sim e o número de pessoas que buscam a solidariedade aumenta a cada dia porque tudo mundo já sabe que ninguém realiza sozinho. Costumo dizer que eu tenho um milhão de amigos, só que eles não me conhecem. Cada pessoa que ajuda uma causa social, seja qual for, considero meu amigo, amigo da humanidade, do espírito guerreiro. É isso que nos conecta realmente.

Santo Antônio foi um destes guerreiros e também um intelectual da sua época. Repartia o pão e as palavras, alimentava o corpo e a mente. Era um educador com sede de mudança e transformação como o padre Jaime da ONG Sociedade Santos Mártires (http://www.santosmartires.org.br/home.php) que realiza um belo trabalho de resgate da dignidade humana no Jardim Ângela ou o poeta Sérgio Vaz (http://colecionadordepedras1.blogspot.com.br/) que levou cultura e entretenimento para periferia com seu projeto “Cinema na Lage”, seus encontros para ler e discutir poesia. Sei que existem muito mais por aí.

E são todos meus amigos porque são amigos da criança, do adolescente, da terceira idade, da natureza e da luta contínua por uma melhor educação e qualidade de vida. Eles não têm asas, mais são ligeiros e batalhadores, conquistando cada vez mais pessoas para o lado do Bem Social. Salve, salve estes ‘Antônios Modernos’ e todas as suas manifestações criativas e culturais.

Acredito que você que está aí do outro lado, lendo tudo isso, também tem seu lado Antônio, seu lado Zezinho, sua vontade de ajudar e fazer parte. O que você está esperando? Aposto que existe um movimento bem aí do seu lado, na sua rua, no seu bairro, na igreja, creche ou asilo da sua cidade. Eu vejo milagres todos os dias. Vai lá encontrar o seu. Até a próxima.

2 comentários sobre “Salve Santo Antônio!

  1. Primeirão a deixar um comentário!🙂 Fui criado ao lado da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. Compreendo e endosso tudo que Tia Dag escreveu. Desde lá, daquela Igreja, de seus párocos e padres, apoiadores, fiéis, aprendi a lição de compartilhar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s