Então é Natal…e o que você tem feito?

 

“Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só”

Imagine, John Lennon

 

Outro dia, vi um comercial de um shopping aqui de São Paulo que mostrava as pessoas chegando para uma festa super bem vestidas, em carros importados, tomando champanhe e tal. Era o tipo de festa que muito poucos podiam frequentar. Ao mesmo tempo, lembrei da comemoração de fim de ano que tivemos aqui para nossas crianças e adolescentes, com guaraná, cachorro-quente, algodão-doce, brinquedos e balões. E lembrei de John Lennon, um educador que usou da música para abrir os olhos das pessoas para as diferentes realidades.

Nestes quase 40 anos como educadora (18, só na Casa do Zezinho) eu aprendi que as pessoas precisam de tempo para descobrir a sua própria humanidade, para entender que fazem parte de algo maior. Neste sentido, adultos também são como crianças que vão experimentar algo totalmente diferente pela primeira vez. Esse “algo” pode ser uma ceia de Natal menos exagerada e doar cestas básicas para uma creche ou asilo. Pode ser aquela ligação para um parente distante ou amigo brigado, pode ser mais do que apenas uma mensagem publicitária de que tudo está bem e somos todos bonzinhos. Porque, se somos conscientes, sabemos que nem tudo está bem. E a bondade, esta sim é um artigo de luxo.

Aprender algo novo, aprender de verdade, leva tempo. Mas, depois que realmente incorporamos essa nova educação, fica bem difícil não fazer o que chamo de o bom, o belo e o verdadeiro. Meu convite é para que você tente aprender algo diferente neste Natal, algo inédito, bom, belo e verdadeiro. E passe adiante. Nossa diversidade social só pode ser transformada pela ação consciente. E por você. Boas festas.

“É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós.” –  John Lennon

4 comentários sobre “Então é Natal…e o que você tem feito?

  1. Quando paramos para pensar a musica, nos ensina muito, e não nos damos conta disso, John Lennon, disse” Imagine todas as pessoas se amando” Sonho, ou realidade que podemos concretizar? Diversidade social, deveria ser extinta e todas as pessoas deveriam se respeitar pelo que são e não pelo que têm.

  2. O sonho é o nosso combustível, é o que nos move, É preciso alimentar nossos sonhos e daqueles que nos rodeiam, principalmente das crianças.

  3. Hoje eu posso dizer que conheço uma pessoa que se importa com as outras,um ser de luz,amor,alegria… Parabéns Tia Dag e para todos os que contribuem para esse mundo maravilhoso que é a Casa do Zezinho. Feliz 2013 para todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s