O cubo mágico

Cubo mágico

Passei pela brinquedoteca da Casa do Zezinho outro dia para ver o trabalho com as crianças e acabei encontrando um Cubo Mágico. Quem lembra desse quebra-cabeça que fez tanto sucesso nos anos 80? O Cubo Mágico foi criado pelo húngaro Erno Rubik em 1974 e virou mania no mundo inteiro. A ideia parece simples: você só precisa resolver as cores de cada canto e pronto. No original, eram 6 cores com a incrível variação de 43.252.003.274.489.856.000 combinações! Mas não foi por isso que eu acabei levando o brinquedo para minha sala.

Como a maioria já sabe, a Pedagogia do Arco íris é formada por 7 cores distintas que representam, conceitualmente, as fases de desenvolvimento que consideramos necessárias para o amadurecimento pleno de uma criança e adolescente até atingir o seu grau de excelência (que eu chamo de integralidade ou Ser Humano Integral). Durante muito tempo, eu e meus educadores “quebramos a cabeça” para encaixar cada coisa em seu lugar, cada base de crescimento com a devida atenção educacional e pedagógica. Assim como no Cubo Mágico, não adianta completar um canto do quadrado sem pensar nos outros. Toda educação precisa de “espaços” para se desenvolver, seja em uma sala de aula, no campinho de futebol ou em um museu.

Em outras palavras, o aprendizado necessita de contextos que somam outras áreas como o saneamento básico, moradia, saúde e até mesmo urbanismo. Educar exige deveres mas também seus direitos. E são estas conexões que resolvem o quebra-cabeça, seja do cubo ou do sistema de ensino. Conectar para trabalhar junto, cada um na sua cor (valor) para atingir o resultado final (Arco Íris, integralidade).

Mas as comparações param por aí. O mundo é uma bola, como dizem. E a pedagogia do Arco Íris é uma espiral de crescimento tridimensional, não um quadrado (confira no nosso site). Eu só queria compartilhar com vocês essa experiência que veio de um brinquedo que parece simples mas que guarda um saber profundo se bem aproveitado. É por isso que eu sempre digo que a gente educa melhor sorrindo e brincando. Até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s