A jornada das pessoas-ponte

Ted Talks

Não vou te contar nadinha sobre o vídeo que escolhi esta semana. “Kakenya Ntaiya: Uma menina que exigiu a escola” Sabe, existem muitas maneiras de se abordar a educação, métodos de aprendizado e uma visão do futuro que desejamos para nossas crianças e adolescentes. Educadores em todo mundo têm feito propostas que se chocam com muros altos de burocracia, uso inadequado dos recursos públicos, falta de incentivo e tradições antiquadas de convivência comunitária. A questão é se corremos deste desafio ou atravessamos o muro. Que tal um túnel?

O que se percebe na história de Ntaiya (além de uma absoluta coragem e poder pessoal feminino) é a triste verdade que ainda vivemos em tribos urbanas (quando não são, literalmente, tribais) que continuam cultivando o olhar pra dentro, o medo de compartilhar e realizar a fusão entre si. Fabricamos cada vez mais carros e construímos cada vez mais pontes para eles. Mas onde estão as pontes para as pessoas?

A trajetória heroica de Ntaiya não pode e nem deve ser vista como exceção. Longe das notícias que só vendem medo e violência, existem centenas de relatos muito humanos e pessoais aqui mesmo na Casa do Zezinho. O anonimato ou a pouca repercussão destas experiências de superação e coragem não diminuem o valor exemplar de muita gente que encarou a pobreza, a falta extrema de bens materiais e outros tantos abusos. Eu conheço várias. Hoje, muitas se tornaram professores, dentistas, arquitetos e representantes das possibilidades transformadoras de quem ousou ir além de si mesmo e se conectar com o outro e outros modelos mas saudáveis de existência. São pessoas-ponte, que unem os pontos e constroem, assim como Ntaiya, novos sonhos e realidades em suas vidas e em comunidade.

Não vivemos mais em um mundo de apenas um Einstein, um Pelé, um Paulo Freire. Todos nós podemos fazer a diferença se ousarmos dar aquele salto desafiador da nossa própria estrutura rotineira e, quem sabe, estagnada. Seja por valor ou necessidade, todo ser humano precisa continuar crescendo. Assista o vídeo e beba desta coragem. Te vejo por aqui.

Um comentário sobre “A jornada das pessoas-ponte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s