Para entender gastronomia…

O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício.

Cozinhar é uma composição de sentidos dotada de boa dose de observação e experiência, um processo científico.

Comer não é somente um ato fisiológico, ele está permeado de símbolos, sinais, cores, texturas, temperaturas, ética e estética.

A gastronomia é um tema amplo, vai muito além da cozinha e, mesmo, da mesa. Cultura muito antiga que esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas.

Gastronomia, um enorme e fascinante universo, que passa pelos ingredientes, pelos utensílios, equipamentos e saberes humanos. Pelas Ciências Humanas, Exatas, Sociais, Religião. Difícil pensar em algo que, de alguma forma, não se relacione com os prazeres da boa mesa (ou com a falta deles).

Alimentar o conhecimento, o saber gastronômico, é nosso grande objetivo. O desafio, encontrar os mais variados temas, normalmente interligados a outros temas correlatos que vão complementando a informação inicial.

A alimentação engloba noções de nutrição, tradições, emoções, memória e história de vida.

Proporcionando o conhecimento de técnicas clássicas de cozinha e serviços, bem como as suas adaptações e regionalismos; resgatando receitas da culinária, não só brasileiras; aprimorando a realização de pesquisas na área de gastronomia para desenvolvimento cultural e inovação tecnológica; estimulando a atuação profissional ética e criativa, estamos possibilitando um ensino de gastronomia com interdisciplinaridade entre os saberes artísticos, científicos e culturais.

E, assim, vivências e experiências vão tomando lugar de destaque no aprendizado. Uma forma de ver e sentir o mundo. De estar no mundo.

Conheça a Oficina de Gastronomia que a Casa do Zezinho oferece para os jovens: Aqui.

Texto redigido por Inayá Pereira, uma Educadora da Casa do Zezinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s