O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança

blog_crianca

A psicologia social explica o comportamento humano em sociedade. Crianças são objeto de estudo por estarem em constante contato com a aprendizagem. A professora Carol Dweck, Ph.D.  em Social e Desenvolvimento Psicológico, fez uma pesquisa com mais de 400 crianças nos Estados Unidos a fim de descobrir o que acontece quando estas são elogiadas. A conclusão de Carol não é nova, na verdade, seu trabalho teve início na década passada, com divulgação do resultado lá por 2007, mas a doutora continuou trabalhando em cima da pesquisa. Trouxe a discussão para cá, pois é de extremo interesse social o que é “constatado” abaixo.

A pesquisa desafiava crianças de ambos os gêneros a montarem um quebra-cabeça com nível de dificuldade baixo. Ao término desse primeiro desafio, elas foram divididas em dois grupos: um que era elogiado pela inteligência e outro pelo esforço. Em seguida os grupos deveriam passar por um novo desafio semelhante ou diferente – cada criança poderia escolher o de sua preferência. O resultado foi que as crianças elogiadas pela inteligência escolheram desafios semelhantes ao quebra-cabeça, enquanto as crianças elogiadas pelo esforço escolhiam desafios diferentes.

A conclusão inicial é que crianças elogiadas como inteligentes querem permanecer nessa classificação, portanto, elas escolhem desafios que não decepcionem as expectativas alheias, seja dos pais, professores ou colegas. Dweck conta que ficou tão fascinada com a inteligência que se convenceu da existência de outras maneiras de medi-la além dos testes de Q.I. Suas pesquisas sobre inteligência e motivação atraiu até gerentes de recursos humanos. “Os estudantes ficaram empolgados pela ideia que isso tivesse um impacto na mente deles” – conta Carol – “Quando eu começava a ensinar que a mente é maleável, ele com lágrimas nos olhos me dizia ‘você quer dizer que eu não tenho que ser burro?’ E uma esperança era criada dentro dele”.

Outros estudos relacionados ao comportamento indicam que as pessoas tendem a se comportarem de determinada forma para fazer parte de um grupo, como explica Leonard Mlodinow no livro Subliminar.

O número de pesquisas relativas à psicologia social aumentou nos últimos dez anos. Outro livro sobre o tema é Outliers (Fora de série – tradução para português) do Malcom Gladwell, que desenvolve a teoria das dez mil horas. Esse seria o tempo necessário para ser considerado muito bom em alguma coisa, e isso mostra a necessidade de ser esforçado.

Lisa Bloom, jornalista e escritora, escreveu o livro Swagger: 10 Urgent Rules for Raising Boys in an Era of Failing Schools, Mass Joblessness, and Thug Culture (sem tradução em português), no qual mostra que também é adepta de incentivar o esforço e a leitura.

Outro problema dos elogios excessivos à inteligência é a diminuição de autoestima das crianças. Elas começam a desconfiar de suas reais habilidades e em seu subconsciente elas subestimam a importância do esforço. O repertório de pesquisa sobre a infância, aprendizado, esforço e estudo é grande. E ainda há muito a ser descoberto no campo da psicologia social.

Fonte: http://www.updateordie.com/2012/04/17/o-que-acontece-quando-voce-fica-elogiando-a-inteligencia-de-uma-crianca/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s