Os ferreiros d´água

v

Caiu na minha mão esse livrinho pequeno e fácil de ler, “Meditação andando” de Thich Nhat Hanh  (2002, Editora Vozes). Como o nome já diz, ensina a refletir sobre os acontecimentos no aqui e agora, no momento em que acontecem. Isso não é tão fácil quanto parece. Somos latinos, de sangue quente e país tropical. Não somos água de lago. Eu mesma, sou água de chaleira (e nem sempre o fogo está em banho-maria!). A pedagogia trabalha com a emoção exposta, com a necessidade explicíta. Então, como unir razão e sensibilidade para realizar um bom trabalho?

Pela arte. Não conheço melhor ferramenta. É através da arte que a ponte entre pensar e fazer ganha sua maior expansão criativa, emocional e cognitiva. Muita gente fala em “inteligência emocional” mas não consegue ler um livro, fazer um bolo, contar uma história inventada para os filhos dormirem. Isso, nem sempre, é falta de tempo. É falta de ponte. Essas pessoas ainda não descobriram o caminho que une cabeça e coração. Sei bem disso, eu era assim.

No meu tempo de professora, tinha aquele tradicional passeio ao parque com as crianças. Lá foi eu com quarenta alunos pro Playcenter. Quando chegamos lá, um dos alunos travou. Não conseguia entrar, não houve negociação. Isso me deixou curiosa. Depois de muito papo e conversar com o garoto e a família, descobri que a mãe tinha ficado presa na roda-gigante. E quando estava grávida! Teve até que ser retirada com ajuda de bombeiros e tal. Este foi um dos meus primeiros contatos com a Arteterapia. Por meio de exercícios especiais, conseguimos reverter este medo irracional da criança. Conseguimos criar uma ponte entre seu mente e seu coração para que ele mesmo (e isso é importante) pudesse desenvolver e superar uma dificuldade que nem era sua. Fazemos isso até hoje na Casa do Zezinho.

Se de “gênio e de louco, todo mundo têm um pouco”, então é na arte que conquistamos o ponto de equilíbrio para que esse potencial possa ser usado para o bem coletivo e aprimoramento pessoal. No meu caso, uso a Arte-Educação, Paulo Freire e a Pedagogia do Arco-íris que fundamenta tudo isso. Eu tenho professores de matemática com alma de poeta, tenho pedreiros que são artistas plásticos, educadores que conseguiram essa união maravilhosa da técnica com a sensibilidade. Sãos os meus ferreiros d´água que forjam resultados e conquistas com muito trabalho físico, mente focada e emoção dirigida. É pedreira mas a gente dá conta do recado.

Só pra lembrar: trabalhar com o que se gosta também é uma forma de meditação. Quanto mais amamos o que fazemos, mais foco e atenção é usada para perceber como fazemos. Isso é aprimoramento, é evolução. Isso é, em resumo, arte. Te vejo por aqui.

“Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade.”
―Joseph Beuys

Para quem se interessar:

Livros que Ensinam a Meditar

“Medicina e meditação” (Roberto Cardoso,. 2005. MG Editores) é muito interessante pois mesmo o autor sendo médico, ele escreve em uma linguagem simples e com propriedade, pois é meditador de longa data.

“Meditação orientada” escrito pelo médico Rüdiger Dahlke (2007. Editora Cultrix) mostra que a maioria das pessoas que tiveram destaque na história da humanidade confiavam em outros conhecimentos, muitas vezes espirituais, além dos conhecimentos intelectuais.

“A arte da meditação”  livro de Daniel Goleman (1989. Editora Sextante) mostra 4 tipos de meditação incluídas em um CD que o acompanha e incentiva o leitor a praticá-las.

“Meditação andando” de Thich Nhat Hanh  (2002. Editora Vozes) nos confirma que podemos meditar realizando qualquer ação, quando estamos totalmente presentes, no aqui e agora.

“O melhor guia para a meditação” de Victor N. Davich (1998. Editora Pensamento) reafirma que a meditação da respiração é simples de aprender e ao ser praticada enriquece a vida diária.

Fonte: site Meditação Mente Plena da Terapeuta Ocupacional Maria Inês Paes Lourenção.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s