Ensino Básico

modelo_blog

Gasto por aluno do ensino básico cresce acima de 100% em apenas seis anos, graças a mais gastos e menos alunos.

AQUI

Geração ‘nem nem’

Pouca escolarização preocupa especialistas

De cada 10 jovens entre 17 e 22 anos que não completaram o ensino fundamental, 3 continuam longe da escola e sem emprego. Essa situação piorou nos últimos anos e preocupa especialistas e o governo. O maior temor é que essa fatia da população se torne mais vulnerável a riscos como os de inserção precária no mercado de trabalho e envolvimento com crime. “Eles estão cada vez mais distantes da escola e, para entrar no mercado de trabalho, enfrentam a concorrência dos jovens que estão se tornando mais escolarizados”, diz Naercio Menezes, do Insper.

“NEM NEM”

Os jovens que não trabalham nem estudam, conhecidos como “nem nem” (do espanhol “ni ni”), despertaram a atenção de pesquisadores brasileiros nos últimos anos. Menezes constatou, por exemplo, em 2010, que a proporção de jovens brasileiros com esse perfil estava crescendo de forma geral. Em estudo recente com os pesquisadores Pedro Henrique Cabanas e Bruno Komatsu, ele concluiu que essa expansão ocorreu em todas as faixas de escolaridade, mas foi maior entre os jovens com menos anos de estudo.

Entre 2004 e 2011, a fatia de brasileiros de 17 a 22 anos com ensino fundamental incompleto que não estudava, não trabalhava e nem buscava emprego passou de 23,9% para 26,6% do total, um salto de 2,7 pontos percentuais. No mesmo período, o avanço dos “nem nem” entre os adolescentes com ensino fundamental completo e com ensino médio completo foi de, respectivamente, 1,6 e 1,8 ponto percentual. As contas foram feitas pelos economistas com base em dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE.

AQUI

Fonte: http://www.cenpec.org.br/noticias/ler/Gera%C3%A7%C3%A3o-nem-nem

Fonte: http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2013/09/22/gasto-por-aluno-do-ensino-basico-cresce-acima-de-100-em-apenas-seis-anos-gracas-a-mais-gastos-e-menos-alunos/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s