O Pegador de Sonhos

dream_catcher 2“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande.
Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.
Martin Luther King

E tem essa coisa do sonho.

A Casa do Zezinho, ao contrário do que parece, não vive de sonhos. Vivemos de realizações, atitudes que transformam a realidade do nosso entorno, das crianças e dos jovens que participam de uma ação voluntária de mudança. Já faz um bom tempo que troquei o sonho pelo despertar, o acordar para vida. E, ao mesmo tempo, sou continuamente alimentada por milhares de sonhos. Toda vez que eu tenho uma reunião com empresários e possíveis colaboradores para Casa do Zezinho, eles estão lá: o sonho daquele menino que deseja cursar uma faculdade, daquela outra que gostaria de abrir um salão de beleza, do outro que apenas imagina como seria morar em uma casa com um quarto só pra ele. Multiplique estes exemplos por 10.000 Zezinhos só pra ter uma ideia.

Você conhece a imagem acima? É um Dreamcatcher, um Pegador de Sonhos que no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos (sei lá porque traduziram assim). É uma invenção linda dos primeiros índios americanos, os Ojibwe, que deve ser colocado em cima da cabeça de quem dorme para pegar ou filtrar apenas os sonhos bons e afastar pesadelos. Então, quando eu preciso falar de coisas bem sérias (como custos, orçamento, novos investimentos) com gente prática, empreendedora e com pouco tempo disponível, eu penso nesse Pegador de Sonhos e na Pedagogia do Arco-íris. Fazer a união do sonho com a realidade não é pra qualquer um. Nossa “selva” é de concreto, é armada com prédios altos e condomínios fechados, com pessoas cada vez mais assustadas e revoltadas com a violência, a corrupção e a falta de consciência pelo outro. Falando nisso, quem tem tempo para o sonho do outro?

dream-catcher-girl-hd-wallpaperBom, eu tenho. Eu tenho um saco bem cheio. De sonhos. E de realizações também. Só que além de educadora, eu sou empresária. Sou uma empresária de sonhos. Eu tenho que fazer acontecer. Uma Oficina só acontece depois de uma série de fases, reuniões, captação de recursos e um monte de outras coisas. Podemos sonhar com o impossível todas as noites e sonhar acordado durante quase todo dia mas no final, algo precisa ser real e ativo. Projetar uma casa é muito legal mas ela precisa sair do papel ou será apenas mais um projeto e não uma realização. A resposta para tudo isso é ter a difícil escolha de tomar decisões pelo todo e não por suas partes. Quando isso acontece, dá até para sentir a eletricidade do descontentamento no ar, em torno de mim. De onde vem isso? Das pessoas que só sonham sozinhas.

Você não precisa de um Filtro dos Sonhos para limpar a sua consciência. É só ter consciência. Nunca desista dos seus sonhos é uma frase que parece batida e perde força sozinha porque não basta sonhar, precisa juntar sonhos, fazer ele coletivo de sonhos onde um alimenta o outro. E como dizia o poeta Raul, “sonho que se sonha junto é realidade”.

Te vejo por aqui. Fui.

“Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos.”
Alice no País das Maravilhas

Um comentário sobre “O Pegador de Sonhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s