A Tecnologia do Estar Vivo

natural-design 01

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” – Johann Goethe

Hoje, eu não quero falar sobre tudo que eu sempre falo. Você já conhece bem a minha Arte (que alguns chamam de profissão, etc), aquilo que eu amo fazer. Sabe, eu acordo todos os dias as cinco da manhã. Eu dou comida aos pássaros e água para as minhas plantas. Eu respiro o silêncio possível antes da cidade acordar a minha volta. Eu sento no meu jardim e deixo meus pensamentos surgirem espontaneamente, sem querer controlar nada. Eu me conecto com as bases de tudo que já fiz e quero fazer naquele breve momento em que o sol nasce e a vida chama para responsabilidade.

Este é o meu momento com a Natureza que me recebe e eu que me entrego ao seu Tempo.

A palavra Tecnologia vem do do grego τεχνη — “técnica, arte, ofício” e λογια — “estudo” e a palavra Ciência, do latim, scientia que pode ser traduzido por “conhecimento”. Tecnologia e Ciência são até fáceis de entender. Já a Natureza merece um tratamento especial:

“A palavra “natureza” provém da palavra latina natura, que significa “qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo”.1 Natura é a tradução para o latim da palavra grega physis (φύσις), que em seu significado original fazia referência à forma inata que crescem espontaneamente plantas e animais. O conceito de natureza como um todo — o universo físico — é um conceito mais recente que adquiriu um uso cada vez mais amplo com o desenvolvimento do método científico moderno nos últimos séculos.” (Wikipédia)

Reparou no “o curso das coisas e o próprio universo”? Este é o princípio, a base da Casa do Zezinho: a vida. Nosso logo começou com uma casinha. Depois veio o Arco-íris e agora temos um Sol. Todos princípios de uma vida mais natural e humana, integrada na força e na união do conhecimento como arte e ofício (tecnologia). As pessoas se espantam quando falo nisso. Tudo isso em um logo “infantil”?. Tudo isso em uma pedagogia que a “louca” aqui resolveu chamar de Arco-íris? E eu dou risada e faço de conta que é tudo infantil mesmo, por que não?

natural-design 02No momento que mais pessoas reduzirem a marcha para conquistar sei-lá-o-que-elas-querem para ver um nascer ou por do sol, a mandala de uma rosa, os padrões de cor de uma orquídea ou mesmo uma palestra do neurocientista Miguel Nicolelis, aquele que construiu o exoesqueleto controlado pela mente, permitindo que um homem com paralisia desse o chute inicial da Copa do Mundo de 2014 e que só passou durante 5 segundos na tevê, poderemos enxergar as transformações que irão unificar Tecnologia, Ciência e a Natureza. A Casa do Zezinho já está lá, com a Oficina de Robótica e tudo. O futuro não é um afastamento da Natureza, é o nosso encontro, cada vez mais consciente com o que ela pode nos oferecer e ensinar, a Tecnologia do Estar Vivo. Assista o vídeo abaixo, aprenda e surpreenda-se. Fui.


Ps.: se as legendas em PT-BR não aparecerem automaticamente, escolha a língua no menu do canto inferior direto do vídeo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s