Em busca dos Super-Seres

Superman Rio

Um herói é um indivíduo comum que encontra a força para perseverar e resistir apesar dos obstáculos devastadores. – Christopher Reeve, o Superman do cinema que ficou tetraplégico e ajudou a tornar as pesquisas com células-tronco uma realidade.

Compartilharam comigo, um artigo onde uma psicóloga ganhou fama analisando super-heróis americanos. Tenho gosto por muitos “Super-Seres” humanos como Cora Coralina, Ariano Suassuna, Machado de Assis e muitos outros. Mas eu gosto também de  Hércules, Perseu, São Jorge, Ogun, essa turma toda. Heróis podem ser fascinantes. E nem sempre um herói precisa ser “super”, só precisa ser esperto e habilidoso com o que sabe. Em outras palavras, um herói é aquele que aprendeu a usar suas habilidades para o bem coletivo. Se você prestar atenção, vai perceber que sempre podemos tirar algum aprendizado pedagógico nas histórias desses personagens.

Cora CoralinaPor exemplo, nos contos gregos, nas histórias clássicas, os heróis são pessoas comuns que foram levadas pelo destino ou algum acontecimento trágico que fez com que elas tomassem um novo rumo na vida. Muitos começam o caminho com total insegurança e medo. Pode ser a morte de um familiar, uma doença, falta de grana, a perda de um amor, fatalidades do cotidiano que podem acontecer com qualquer ser humano. Dessa forma, podemos criar empatia, essa resposta afetiva de se conectar com o sofrimento do outro, que pode se tornar compaixão, o sofrer junto. A empatia desenvolve a afetividade e a compaixão desenvolve a solidariedade. Quando torcemos para que o herói vença, de certa forma, estamos torcendo por nós mesmos.

O primeiro grau do heroísmo é vencer o medo. – G. P. Bona

Ser chamado de herói parece um peso, uma responsabilidade muito grande e uma posição solitária. Heróis precisam de parceiros e das pessoas como todo mundo.  Isso é importante porque para ser reconhecido como tal, o herói deve conquistar a sua comunidade, o povo que ele jurou proteger. Eu gosto do termo Super-Seres porque “ser” é aquele que realiza, aquele que faz, aquele que “é” ou se torna por meio da própria inteligência e capacidade de criar conexões afetivas. Uma comunidade é cheia de heróis anônimos. Quando eu faço o encontro com as famílias do bairro aqui na Casa do Zezinho, e vejo aquela dona-de-casa que voltou a estudar ou aquela menina de 8 anos que diz com toda convicção “quero ser dentista”, eu penso, “putz, olha um super-ser-humano aqui, bem na minha frente”.

Superhero Silhouette 01Na vida real, você não vai encontrar um Super-Ser olhando para o céu. Mas vai encontrar vários em um mutirão para ajudar depois de uma enchente, ajudando no reforço escolar de uma criança, aconselhando no caminho de um jovem. Os “vilões” do mundo real são bem mais fáceis de identificar: tem o vilão do descaso, o vilão da falta de infraestrutura, o vilão da impaciência e das desigualdades sociais. Não falta missão para os Super-Seres. Por isso mesmo que eles não precisam de uma identidade secreta, pelo contrário: Um Super-Ser é o que é para todo mundo ver.

O verdadeiro herói é aquele que faz o que pode. Os outros não o fazem. – Romain Rolland

Parte do desenvolvimento saudável de qualquer ser humano é se imaginar capaz, brincar com a ideia de ser invencível diante de qualquer adversidade. Recentemente, os cientistas descobriram que fazer aquela “pose de herói” (mãos na cintura e queixo erguido) durante cinco minutos, ajuda na concentração e na autoestima. Escolha os heróis bem humorados, aqueles que não deixam de sorrir um pouco no fim de um dia de lutas e desafios.  Talvez você seja um deles. Talvez você ainda nem saiba. Pra descobrir é fácil: continue fazendo o bem que puder fazer e compartilhe o seu melhor com o mundo.

OLHAR O MANO

OLHAR HUMANO

SER HUMANO, HUMANO SER

Fui.

A TIA DAG INDICA:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s