A Educação das Coisas Novas

Colors of Education

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.

Jean Piaget

Tempinho atrás, um educador da CZ me chamou de referência. Provocadora como sempre, quis saber: “referência do quê?” Ele amarelou um pouco, avermelhou mais um pouco e respondeu: “Ué, Tia Dag, de tudo que fazemos por aqui, né? Afinal, todo esse projeto é seu, foi você quem criou.” Opa, espera um pouco aí…

Sem falta modéstia, eu posso afirmar que, sim, fui eu quem criou este projeto maravilhoso que é a Casa do Zezinho com a ajuda de muitas, muitas pessoas durante estes quase trinta anos. E não, esse projeto não é meu. A Pedagogia do Arco-íris foi desenvolvida para ganhar o mundo como uma ideia, um novo conceito e principalmente como uma proposta de mudança para o futuro. Seguindo os passos dos meus mestres (Paulo Freire, Piaget, etc, você já sabe) eu busquei apresentar um olhar que faltava, segundo o meu ponto de vista, na educação formal de crianças e jovens. Mas uma coisa é apresentar tudo apenas no papel, outra é colocar isso em prática, dar corpo e movimento para que esse manifesto de mudança aconteça. Na verdade, eu penso que nada disso seria possível se eu não fosse aceita pela minha comunidade. E esse é o segredo.

Colors of Education IVConsiderando a Educação como um organismo vivo que nasce, cresce e busca evolução, a Casa do Zezinho foi uma semente plantada em um terreno fértil mas sem cultivo. Nada era incentivado por essas bandas além da imagem negativa de quem mora depois da ponte, de gente preguiçosa, pobre e violenta. Isso acontecia desde os anos 70. Quando eu cheguei por aqui, não foi o que presenciei. Encontrei pessoas interessadas, vivas, atuantes e participativas. Se precisavam de algum direcionamento? Claro, como todo mundo e é pra isso que a Educação serve. Cada tijolo, cada cor de parede da Casa do Zezinho tem o toque de um morador daqui do nosso entorno. E foi, literalmente, muita subida e descida de morro para convencer que valia a pena mudar, transformar, vivenciar coisas novas como uma orquestra sinfônica, um curso de costura, uma sala de computação. Quer ser educador? Prepare suas pernas também!

Não vou dourar a pílula, tinha muita violência e ainda tem. Porém, não mais do que havia antes e nada incomum com o que existe, infelizmente, por todo país. E é esse cenário que me diz o quanto precisamos de mais gente interessada em gente, mais pessoas que busquem essa (re)evolução educacional. Por onde começamos?

Colors of Education IIComo eu sou da velha guarda, lutando por uma Nova Educação, eu sempre vou me lançar na comunidade. Quando eu comecei não tinha internet, rede social, nada. A coisa era olho no olho, muita conversa na sala de estar, na rua, nos centros comunitários. Sempre que for possível e seguro, aconselho a começar por aí. Eu conheço a casa de muitos Zezinhos, a família e mesmo os vizinhos. Tem que olhar, sentir o cheiro, sacar as necessidades. Na Casa do Zezinho ninguém é número, ninguém é estatística. Quem já foi abraçado por estatística, vem me contar. Lembra, educação é um organismo vivo assim como um indivíduo que ganha a sua própria visão do mundo. E quanto mais esse indivíduo puder exercer livremente o seu pensamento sem que lhe cortem as asas, mais a comunidade ganha. Todo mundo ganha e você tem uma grande chance de ser aceito com o seu projeto, assim como eu fui.

Pra finalizar: Educação é para ser compartilhada, dividida, multiplicada. A Educação como ensino, aquela que explica como trocar a torneira da pia, como chegar naquele lugar, como aprender a jogar bola ou tocar violino. Todo mundo tem alguma coisa dentro de si que pode ajudar outra pessoa. Somos todos educadores, tô sempre dizendo isso. Evite a chatice de educar como uma lição, como sacrifício, seja simples e modesto no ato de ensinar. E não desista.

Tem sempre alguém querendo o novo. Vai educar!!!

Fui!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s