GESTOS DE MOVIMENTO

rainbow_feather_by_benjiiben-d3023k0

E cada gesto seu, vai me dizer… – Caetano Veloso

Faz alguns anos, tivemos uma apresentação de uma professora de dança indiana aqui na Casa do Zezinho. As crianças ficaram fascinadas pela leveza e contraste dos movimentos. Temos muitas visitas desse tipo por aqui, sempre buscando demonstrar a diversidade do que pode ser aprendido com empenho e dedicação. O mais legal aconteceu quando as crianças puderam perguntar sobre o significado da dança em si e uma mais atenta, reparou como as mãos da professora faziam uma série de diferentes gestos durante a dança. “Cada gesto conta uma história”, respondeu a professora. “Cada mudança que faço possui um significado sutil para contar a história e as emoções dos personagens”, concluiu.

Cada gesto conta uma história. Repare nisso.

Emilia Gaston Photography
Emilia Gaston Photography

Me parece que muita gente confunde movimento com ação, um erro comum. Nesse mundo acelerado que é o nosso, quem fica parado é poste e temos que agir para garantir o nosso, etc, etc. Na Pedagogia do Arco-íris é diferente. Nossas ações precisam ser determinadas e os movimentos orientados. Aprendi muito a respeito ao praticar Tai Chi, aprendi a cuidar da mente tanto quanto do corpo. A Casa do Zezinho oferece um universo constante de experiências de movimento nas Oficinas, em cada cantinho do nosso espaço. Ao mesmo tempo, temos o cuidado de prestar atenção ao tempo e principalmente aos gestos que realizamos com cada criança e jovem. É um processo de acelerar o que está parado e desacelerar o que está indo rápido demais. Nos temos uma história como ONG e cada um aqui tem a sua história como indivíduo e para integrar as duas, precisamos prestar atenção tempo individual e coletivo.

Gestures Tai Chi

E esse tempo é muito relativo. É interno e externo. É o tempo de cada um e de todo mundo. O palavra “movimento” ganhou muitos significados diferentes na atualidade. Porém, nem todo movimento gera uma ação positiva se não houver algo bem mais importante por detrás disso: a intenção. Quem já viu aqueles monges budistas que ficam horas parados em uma mesma posição? Talvez para você não exista movimento nem ação mas, pode acreditar, milhões de coisas estão acontecendo naquele exato momento para que a intenção (de meditar) se realize. Algo semelhante acontece no processo de aprendizado: parece que nada está acontecendo realmente mas está.

Estamos na Semana do Movimento aqui na Casa do Zezinho com muitas atividades. Dança, capoeira, futebol, mexer com a terra, plantar e muitas conversas. Tudo como parte das ações que praticamos como gestos de carinho e aprendizado que cada um vai entender no seu tempo individual. Tudo que vai ser somado no nosso DNA pedagógico como experiência que viram muitas histórias, que viram memórias emocionais positivas para serem compartilhadas por todos.

Intenção primeiro, com a cabeça leve e tranquila. Movimento dirigido para o Bem depois. Ação determinada para o melhor resultado. logo em seguida. Se cada gesto conta uma história, essa é a nossa. Crie a sua também.

Fui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s