PENSO, LOGO ENSINO

escrevendo+e+lendo

O ensino da filosofia não precisa ser complexo, intrincado. Tem a ver com curiosidade, a mania de fazer perguntas, algo que perdemos na cultura ocidental quando envelhecemos. – Jostein Gaarder

Quando resolvi colocar a Filosofia como uma das Oficinas Culturais da Casa do Zezinho, houve um certo estranhamento. Tem essa coisa de preconceito popular sobre qual é realmente o papel da Filosofia na vida e sua praticidade. Bom, não tem como praticar a Pedagogia sem incluir a Filosofia como ferramenta para o desenvolvimento. Como seres pensantes, somos levados por nossas escolhas e dúvidas o tempo inteiro. Cada ideia, ação e realização passa por estes dois caminhos (escolha e dúvida) e é aí que o hábito de filosofar pode ajudar porque quanto mais elaborada forem as nossas perguntas, mais certeiras serão nossas respostas. Simples assim.

Filosofia 003Aliás, crianças e jovens já são filósofos precoces por natureza: “Mãe, por que o Sol é amarelo?”, “Tia, quantas estrelas tem no céu?” e por aí vai. Filósofos fazem perguntas atrás de perguntas porque estão sempre questionando o seu lugar no Mundo, sua presença. Parte do isolamento infantil e adolescente é exatamente não ter com quem compartilhar esse universo de curiosidade e interesse. É fácil serem rotulados como chatos, nerds ou esquisitos em um mundo que parece sempre com presa e “sem tempo para perguntas idiotas”. Quem me conhece, sabe que eu sempre respondo uma pergunta com outra pergunta. Isso é chamado de método socrático. Ao colocar questionamento em cima de questionamento, a pessoa ganha profundidade no pensamento e não se acostuma as respostas prontas ou decoradas. Mas é preciso que pais e professores entendam isso e abram um espaço seguro e sem julgamentos para que as perguntas apareçam de forma espontânea e sem medo. Taí uma coisa que a gente precisa cada vez mais.

Filosofia 002Arte, Educação e Pedagogia são ferramentas de formação. Para formar o quê? Alguém que saiba refletir, mandar de volta a informação que recebe de maneira clara para si mesmo e para os outros. No caso da Filosofia, o objetivo não é obter respostas o tempo inteiro mas aprender a desenvolver melhores perguntas sobre o que acontece com você, com seu amigo, vizinho e com a sociedade em geral. Repara quanta coisa acontece com você no espaço de um dia, quantas escolhas e decisões passam pela sua cabeça. Entre o isso e aquilo, a Filosofia é a chave do baú para que você descubra não apenas como é e age mas também quem é para você mesmo e para os outros. Tem coisa mais legal que isso?

Então fica combinado assim: você faz as perguntas, a Filosofia responde. E se não responder na hora, continue questionando. Foi assim que os cientistas, artistas, educadores, pintores, músicos e poetas nasceram. Vem fazer parte dessa turma.

Fui (ou será que não fui?)

TIA DAG INDICA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s