REPENSE E ESCUTE MAIS

Compreender é a chave! Mas qual é a porta que abrimos sendo compreensíveis?

 

O dicionário da língua portuguesa diz que compreensivo é aquele que possui capacidade para compreender outra pessoa. Compreender é uma característica ou predisposição para aceitar e respeitar opiniões ou comportamentos alheios.

Quando recebemos qualquer nova história aqui na casa, a primeira coisa que fazemos é sentar e tentar entender. Imagine como seria difícil lidar com os problemas de uma situação se não fossemos pacientes e compreensivos para entender os detalhes de cada história. Aceitar ou não são outros quinhentos.

Veja bem, esse é um case que pode ser conhecido por alguns de vocês: estava eu, um dia, conversando com uma menina e perguntei se ela estava se prostituindo no Santo Antônio – favela que permeia a região da Casa, e ela me responde com a maior naturalidade que sim, e ainda fui questionada, “porquê?”. Eu tentando ganhar tempo para pensar no que fazer ou falar, perguntei quanto ela ganhava, “Dez real. Porque Tia? Você nunca pensou em ser puta?” Qualquer discurso moral encerraria a nossa conversa. O que dizer então? Decidi ouvir!

Deixando todo e qualquer conceito de pedagogia de lado eu respondi: “Nunca pensei em ser puta não, mas se eu fosse pensar em ser, seria puta em Brasília”, “porque Tia, o que é isso?”. Eu contei que quem trabalha assim em Brasília ganha três mil reais por programa e tem direito a um apartamento, só que seria preciso ter duas faculdades, falar dois idiomas e ter um corpo bonito e saudável, que se ela quisesse poderia vir falar comigo que eu a ajudaria. Virei as costas e fui embora. Inquieta e sem saber se eu tinha feito a coisa certa.

Três dias depois ela me procurou de novo e disse: “Tia, eu quero ser puta em Brasília”. Hoje essa menina está formada, trabalhando como dentista e totalmente diferente de uns anos atrás.

Se eu tivesse repreendido, julgado ou tentado impor o que eu pensava, tudo teria sido diferente. Paciência e compreensão transformaram o final dessa história? Aqui na Casa ouvimos uns aos outros por que acreditamos que é uma das formas de mudar.

A compreensão não só abre portas como nos dá o impulso inicial para conquistarmos grandes sonhos e ajudarmos uns aos outros. Não é fácil, principalmente porque estamos tão dedicados à tarefa de sermos compreendidos, que esquecemos de fazer o mesmo pelo outro.

Harry Truman disse: Quando entendemos a visão do outro e o que ela tenta fazer, descobrimos que quase sempre ela está apenas tentando fazer o que queremos fazer, mas de modo diferente.”

Quando entendemos o outro, entendemos a nos mesmos!

Hoje, dia 17 de Setembro é o Dia da Compreensão Mundial.

Pratique. Exercite-se!

Axé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s