Equilibre-se! A Educação pode ser um caminho

A nossa mente é totalmente influenciada pelas nossas percepções e sensações, que vão se transformando automaticamente em atitudes. Quando não conseguimos expor ou “colocar para fora” nossos desejos e vontades, eles se tornam sintomas físicos no nosso corpo.

Não é super interessante a relação que existe ente o CORPO (físico e materializado) e a MENTE (consciência e percepções)? A gente pode até achar que não, mas estão super conectados.

O que precisamos fazer é aprender a nos equilibrar. A entender os nossos próprios sentimentos e os das outras pessoas, para então, administrá-los.

Quando tudo começou e nos recebíamos aqui crianças que viviam em situação de choque ou de extrema pobreza, o primeiro que fazíamos era escutar. Não daria para simplesmente tentar moldá-las para colocar em uma caixinha. Aprendemos a escutar, a entender. Desenvolvemos assim, a Pedagogia do Arco Iris, entendendo o tempo de aprendizado de cada um e respeitando suas idéias e suas histórias.

Vamos lá, sejamos realistas, muitas dessas crianças passam por coisas que muitos dos meus leitores nem sonham passar! Fome? Frio? Isso é o de menos! Como fazemos então para resgatar essa criança e mostrar que o mundo é dela e que tudo é possível se ela quiser?

Não podemos dizer e falar sobre obrigações e deveres. O que fazemos então? Explicamos as conseqüências. Tudo é possível e todos somos livres para decidir, então damos consciência. Explicamos os porquês, prós e contras, e as vantagens!

Equilibre o CORPO! Aprendemos o quão motivador é o esporte e por isso estimulamos nossos jovens através de capoeira, natação, futebol, meditação, yôga, alongamento e muitas outras atividades.

Equilibre a MENTE! Lógica, raciocínio, estímulos artísticos – com aulas de musica, oficinas de arte, pintura.

Vivemos um mundo ansioso, que pulsa por novidades, tecnologia, e o desejo impulsivo instaurado da busca por resultado (grana mesmo!!). São muitas pressões, que nunca vão deixar de existir! Não psicossomatize!

Alias, psicossomatizar é alimentar frustrações emocionais que resultam em um reflexo físico. Oi? Ficar com raiva e guardar, e guardar e guardar o resultado disso será uma dor de estomago com certeza! Não falar o que sente vai te dar dor de garganta! Não é só o lado místico que fala, é ciência! E muitos precisam desse “selo” para acreditar né?

O dicionário diz que a reação psicossomática é uma reação temporária provocada por um acontecimento muito forte na vida do indivíduo e que o tenha deixado em estado de choque, ao ponto do organismo preparar uma resposta orgânica simbólica., ou seja, adoecer. Essa resposta significa uma forma inconsciente de auto-proteção.

Sábios eram aqueles que falavam em mens sano in corpore sano. Equilibre o corpo, equilibre a mente e você sem duvida terá uma vida melhor!

Axé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s