Do que você vai encher o seu Jarro?

20121017-215457

Em uma dessas minhas viagens pela rede li um artigo escrito pelo Wagner Brenner do Update or Die, sobre o Big Rocks. Essa é uma história MUITO legal. Veja bem, um educador encheu um jarro com pedras, (o Wagner falou em bolas de Golf) e perguntou aos seus alunos se o jarro estava cheio. A maioria disse que sim. “Resposta errada”, disse o professor.

Novamente foram colocadas pedrinhas bem pequenininhas que preencheram os espaços vazios. Novamente a pergunta foi feita: “O jarro esta cheio?” e os alunos, agora mais espertos esperavam perplexos a próxima fase.

O professor dessa vez despejou açúcar, preenchendo ainda mais os espaços vazios. “E agora?”. “Bom, agora sim” responderam os alunos.

O professor lentamente encheu o jarro com o seu café que estava encima da mesa e fez uma pausa.

Qual a conclusão:

O jarro simboliza a vida.

As pedras (ou nosso caso as bolas de Golf) representam tudo aquilo que há de mais importante: saúde, família, amigos, crenças, valores, paixões. Tudo aquilo que é fundamental para preencher sua vida.

As pedrinhas é tudo aquilo que acumulamos: casa, carro, celular..

O açúcar é o cotidiano, todo o resto.

Qual é a idéia final então? O mais importante de tudo isso é a seqüência. Se o professor tivesse começado com as pedrinhas ou com o açúcar, não seria possível colocar todos os itens dentro do jarro. O que mostra quão importante é a priorização das coisas.

Quando o foco esta nas pedrinhas pequenas perdemos atenção das bolas de Golf, passamos a nos preocupar e dar importância demais aquelas pequinices do dia a dia, que não nos levam a lugar nenhum.

Ah, e o café o a autor fala de que sempre há tempo para um cafezinho na sua agenda!

Tempo é a gente quem faz e é muito mais estratégico se buscarmos cuidar daquilo que realmente é importante na nossa vida. Quem escolhe somos nos! Se você quer ser raso se importe com pedrinhas e o açúcar, se não de prioridade as bolas de golf.

Pense! Agora repense!

O que você vai fazer?

Axé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s