Vocês já repararam a quantidade absurda de informação a que temos acesso hoje em dia? Isso me fez lembrar antigamente, um mundo mais desconectado, uma vida mais concreta, menos virtual.

iluminismo-rousseau

Lá no século XX, e quando eu falo isso parece que foi a muito tempo atrás né?! Mas não! Eu vivi essa época, quando recebíamos notícias através de jornais, noticiários! Aliás a televisão vivia seu período inaugural! Chegou ao Brasil em 1950. Eu sou de 54! Imaginem só falar para alguma criança hoje em dia que eu nasci junto com a televisão?

Nos olhávamos mais uns para os outros! Ainda vivíamos cheios de ideais, lendo vários daqueles iluministas revolucionários do século anterior, lembram?! Aqueles que começaram a falar sobre liberdade, igualdade e fraternidade e acabaram lançando as bases para a democracia de muitos países!

O que nos queríamos era isso: IGUALDADE entre todos os indivíduos, um mundo justo sob a ótica da moral (aquela comum entre todos e acordada previamente); LIBERDADE de expressão, onde cada um poderia ser aquilo que quisesse ser, sem se reprimir, se privar ou ser hostilizado; e FRATERNIDADE para construirmos um mundo cordial, onde todos se respeitassem e vivessem em paz.

A proposta era maravilhosa, não era?! E foi com esse espírito e com essa vontade, que desde de 1800, as sociedades foram se desenvolvendo, os países foram conquistando a independência de suas colônias e foi se constituindo um novo indivíduo. Obviamente alguma coisa aconteceu no meio do caminho e nos afastou de toda aquela projeção. Me entendem?

Com o tempo, uma nova geração de pessoas ia nascendo. Pessoas que, depois das duas grandes guerras, precisavam começar a projetar e reviver aaaquele mundo, aaaquelas ideias que falamos ali em cima!

Finalmente democracia, constituição, voto, a mulher “ganha” “direitos iguais”, economia mundial, grandes empresas, grandes conglomerados, bolsa de valores, ações, crash, crise, recuperações, internet, tecnologia.

SÉCULO XX
SÉCULO XX

Século XXI.

Assustadoramente, século XXI. A crise do século XX era o socialismo, hoje é a falta de wifi. O que nós temos feito por nós mesmos? Pior ainda, o que nós temos feito pelo mundo, pelo outro?! Hoje lendo o Huffington Post percebi o quanto podemos saber sobre TUDO o que esta acontecendo no mundo: desde amenidades até grandes acontecimentos.

SÉCULO XXI
SÉCULO XXI

Que tal aproveitarmos essa vantagem para MOBILIZAR? Para transformar? Olho para trás e vejo como as coisas mudaram, como as perspectivas mudaram, mas não vejo a vontade de dividir ou o senso de bem comum se multiplicar. Faça algo por você, faça algo por alguém!

Axé

3 comentários sobre “Em que século você vive?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s