As redes sociais da Casa do Zezinho falaram a semana inteira sobre democracia porque o dia 25 de outubro é dedicado a ela.

Já faz muito tempo que se fala  disso, desde a Grécia antiga Sócrates, Aristoteles, e na sequência uma série de seus contemporâneos e seguidores iam definindo e configurando suas ideias para escrever uma das “formas puras” de governar. Democracia significa, em uma tradução bem livre, poder na mão do povo: líderes eleitos através de voto que representam seus povos e suas vontades. A proposta democrática é integrativa, reúne e equilibra as necessidades dos diversos setores da sociedade e grupos sem que nenhum prevaleça sobre o outro.

Acessibilidade é um ato democrático! Vamos analisar juntos: o número de cadeirantes (mesmo que enorme), é um número pequeno comparado a quantidade de pessoas que existe no Brasil. O planejamento urbano e social não era pensado para atender a esse segmento da população! Houve uma mobilização social, uma proposta, uma votação e uma alteração na legislação. DEMOCRACIA pura!


Um grupo com necessidades levantou uma questão, apresentou uma proposta integrativa e hoje em dia não somente cadeirantes ganharam voz, como muitas minorias tem lutado para garantir direitos e deveres!

E assim o processo democrático vai se cristalizando e se renovando.

Má gestão, corrupção e escândalos levaram a uma série de rupturas nesse “sonho” de mundo, mas cabe a nós escolhermos melhor quem nos representa.

Democracia é dar voz a quem não consegue se fazer ouvir!

Pense com sabedoria!

Axé!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s