Qual o significado de tudo?

kid_christmas1

Eu sempre me pergunto o sentido das coisas que faço, que penso, que projeto! Vocês já fizeram isso?!

O ano terminando e o clima é de festas, o Natal está aí! É sempre muito brilho, muito vermelho, muitos presentes, muitos gastos… Mas qual o real sentido de tudo isso?!

Me lembro de quando éramos crianças! O significado das coisas era completamente diferente! Tínhamos uma árvore na frente da casa onde morávamos, que ia recebendo enfeites e adornos conforme nós mesmos Eu sempre me pergunto o sentido das coisas que faço, que penso, que projeto! Vocês já fizeram isso?!

O ano terminando e o clima é de festas, o Natal está aí! É sempre muito brilho, muito vermelho, muitos presentes, muitos gastos… Mas qual o real sentido de tudo isso?!

Me lembro de quando éramos crianças! O significado das coisas era completamente diferente! Tínhamos uma árvore na frente da casa onde morávamos, que ia recebendo enfeites e adornos conforme nós mesmos íamos fazendo! Sim, fazíamos nossos próprios enfeites, reunidos em família.

maxresdefault (1)

natal é a festa cristã que celebra o nascimento de Cristo – mesmo que eventualmente Ele não tenha nascido nesta data – e está cheia de significados milenares que são sempre repetidos sem nem sempre seguirem seu real significado! O renascimento de Cristo não é físico, é o espírito de amor ao próximo que renasce:

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14.23)

O amor de Cristo em nós. Por isso estávamos sempre em família. Na meia noite do dia 24 de dezembro íamos todos à Missa do Galo. Sabiam que segundo os registros, quando Jesus nasceu o galo cantou tão forte como se nunca se ouviu antes. E o Galo representa a vigília, fidelidade e testemunho cristão.

Os presentes – que na minha época eram um para cada um, e nada mais – eram trocados no Dia de Reis, 6 de janeiro, o dia que os três reis magos entregaram seus presentes a Jesus. Segundo o evangelho de Mateus, não eram necessariamente reis, e sim sacerdotes ou conselheiros da religião zoroástrica da Pérsia. A lenda conta que eles caminhavam e seguiram uma estrela que brilhava demais, conta o evangelho. Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, ou seja, presentes cheios de significado.

maxresdefault

Depois de um tempo, sem minha mãe e pai, e com 1500 crianças na Casa do Zezinho, as festas e tradições Natalinas se perderam um pouco, mas ainda assim conseguimos resgatar a essência dessa celebração. Em muitas famílias da região essa é uma data muito forte e muito marcante. As crianças esperam presentes, comida e celebrações e muitos pais não podem oferecer isso. Na noite do Natal montamos uma vigília para atender as crianças que apanham e que sofrem algum tipo de agressão – índice que aumenta muito na noite de Natal.

Alguns valores deveriam ser diferentes. Menos consumismo e mais significados.

Beijos e axé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s