Existe um mal que impede a paz e a união entre as pessoas: a intolerância

Que mundo intolerante vivemos?

Ainda escutamos falar sobre atentados? Todos os tipos deles: racistas, sexuais, morais, culturais, religiosos. Esse ano de 2015 vimos artistas hostilizadas por seus cabelos ou cor de pele, uma jovem espancada por praticar ritos da sua religião, e terrorismo em busca de respeito e soberania, como foi em Paris.

Segundo cientistas, em algum momento da história, o homem se distanciou um dos outros e formou grupos que trilharam juntos seus próprios caminhos. Cada um desses grupos deu origem a culturas diferentes – ou seja, o que comer, vestir, fazer, influenciados pelo clima e local onde se estabeleceram. Assim se formavam as primeiras “tribos”, ou povos, que dariam origem aos seus próprios idiomas e muito depois, nomes aos seus próprios países.

Naturalmente entre um pais e outro existiam grandes diferenças, desde o idioma e a aparência física, até a forma de pensar.

E conforme o homem cresce, se desenvolve e se fortalece, ele passa a querer mais. Nós, em maioria, somos assim né? Sempre queremos mais. E analisando a nossa historia, também não foi diferente para os lideres que comandavam e controlavam aqueles povos que falamos, mas que já constituíam países fortes e armados.

racismo_e_iguadade

Essas diferenças começam a crescer e evidentemente vem a tona a tentativa de domínio e controle do outro. Guerras. A guerra esta diretamente ligada a conquistas. Antigamente a morte física do inimigo significava a vitoria, mas e hoje em dia?

O que não entendemos é que o mundo mudou. Faz muito pouco tempo que nos conectamos em uma rede global que une o mundo inteiro de forma democrática (na maioria das vezes). Constituímos hoje uma teia de informação, e automaticamente de possibilidades.

Faz parte da nossa cultura querer mais, sempre. Mas hoje em dia não se travam mais batalhas físicas. Lutamos por espaço, por leis, por processos transformadores de outra forma. Com a mídia, com parceiros, com resultados.. e não matando.

Preconceito

Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.Ou seja, as pessoas não respeitam as diferenças ou as opiniões dos outros.

O único mau quem faz somos nos mesmos: sendo intolerantes! Precisamos de pontos de vista que não invadam a liberdade dos outros e que sejamos mais esclarecidos para convivermos em paz. Quem machuca e agride os outros é porque é inseguro, porque prefere atingir os outros ao ter que lidar com seus próprios fantasmas. Parece ser mais face agir assim!

Todas as nossas ações são recebidas pelo universo e devolvidas! Sempre digo que se plantar abacaxi não espere colher maçãs, porque isso não vai acontecer! Se cada um (indivíduo, pais, nação, cultura), olhar para dentro para resolver os seus fantasmas, talvez as consequências sejam diferentes e talvez tenhamos um mundo mais tolerante.

Axé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s